Moleque da bananeira:  Cosmopolites sordidus

Ordem: Coleoptera. Família: Curculionidae

O coleóptero adulto possui coloração preta com estrias longitudinais, possui hábito noturno e no período diurno abriga-se em locais úmidos protegidos do sol. Possui rostro e finge-se de morto quando capturado.  As larvas são brancas, apodas e vivem no rizoma.



Principais culturas atacadas pela praga: Bananeira

Fase da vida do inseto na qual é praga: Larva

Injúria causada: Abertura de galerias no rizoma e partes inferiores do pseudocaule, essa abertura pode servir como porta de entrada para o agente da doença fúngica “mal do Panamá”.

Sintomas de ataque: Amarelecimento de folhas centrais da planta com posterior secamento.  A planta fica suscetível a tombamento e os frutos apresentam um tamanho reduzido.

Principais formas de controle: Controle preventivo com mudas boa procedência (remover pragas que por ventura estejam no rizoma da muda cortando a parte atacada), uso de iscas atrativas que podem conter os fungos entomopatogênicos Beauveria bassiana ou Metharizium anisopliae. O controle biológico também é realizado pelos inimigos naturais Histeridae Formicidae, estafilinídeos e carabeídeos. O   controle químico também é usado.

Fonte: Picanço, M. C. Notas de aula BAN 360. Viçosa. UFV. 2011-09-11.
Agrofit

Nenhum comentário:

Postar um comentário