Saúva limão

Saúva limão: Atta sexdens rubropilosa

Pode ser reconhecida no campo pelo cheiro de limão que exala quando a cabeça de uma operária grande é esmagada entre os dedos. Os soldados são opacos de coloração avermelhada. Os olheiros deste sauveiro formam um funil no monte de terra fofa,  e estão distribuídos de forma irregular pelo terreno.



Principais culturas atacadas pela praga: Todas as culturas.

 Injúria causada: Desfolha.

Sintomas de ataque: As folhas se apresentam cortadas em segmentos semicirculares ou triangulares, esta praga é muito severa nos estádios iniciais de desenvolvimento das culturas.

Principais formas de controle:
Controle químico, antes de iniciar o controle deve-se percorrer a área para observar a atividade das colônias, a distância entre elas e o forrageamento. Às vezes, quando as colônias encontram-se em terrenos cultivados altamente alterados, esse procedimento não é válido. Para o controle de A. sexdens rubropilosa tem-se usado iscas granuladas à base de sulfluramid. O controle desta espécie pode ser de forma indireta, utilizando fungicidas que inibem o crescimento do fungo simbiótico que serve de alimento às saúvas.

Controle biológico: Este método de controle está em fase experimental e baseia-se no uso de esporos dos fungos entomopatogênicos Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana, que infestam as saúvas, penetrando por várias partes do corpo.

Fonte: Picanço, M. C. Notas de aula BAN 360. Viçosa. UFV. 2011-09-11.
Agrofit

Nenhum comentário:

Postar um comentário