Pulgão: Aphis gossypi
Trata-se de insetos de tamanho reduzido, possuindo coloração que varia do amarelo-claro ao verde-escuro. Esses pulgões vivem nas folhas e nos brotos mais jovens das plantas, sugando sua seiva. Com o tempo seco e quente, sua reprodução é espantosa, de modo que uma geração se completa com um tempo inferior a uma semana. No início, não possuem asas, e, quando o crescimento da população é muito intenso, a falta de alimento chega a ser fato real, com isso, os que já possuem asas, voam para outras plantas.
Principais culturas atacadas pela praga: melancia, melão, pepino, abóbora, quiabo, algodão, chuchu, citros, café, goiaba, pêra, cacau, berinjela, feijão, tomate, morango, batata, mamão, alface, cenoura, pimentão.
Fase da vida do inseto na qual é praga: Adulto
Injúria causada: Sucção de seiva
Sintomas de ataque: Encarquilhamento de folhas, presença e formigas que vivem em simbiose com esse pulgão devido a um líquido açucarado que é liberado pelos mesmos.
Principais formas de controle:
Controle biológico natural exercido por predadores da família Syrphidae, e Coccinelidae e por parasitóides da família Braconidae.
Fonte: Picanço, M. C. Notas de aula BAN 360. Viçosa. UFV. 2011-09-11.
Agrofit
Agrofit
Nenhum comentário:
Postar um comentário